• José Costa

Antesivão GP Qatar - MotoGP 2021

Depois de uma eternidade, o MotoGP está de volta!


Acabaram-se as previsões e os boatos; chegou a hora da verdade. A expectativa é grande para 2021, e todos os olhos estão virados para Doha, no Qatar.


O Circuito Internacional de Losail tem um comprimento de 5.4 km e um total de 16 curvas. Estreou-se em 2004, com uma corrida de MotoGP ganha por Sete Gibernau. Em 2008, tornou-se o primeiro local a receber uma corrida nocturna de MotoGP.

fonte: motogp.com


É um circuito espaçoso e bastante rápido, que obriga a uma condução muito precisa e “leve nos travões” como disse Brad Binder, há duas semanas atrás.


Os pilotos de MotoGP chegam ao final da recta da meta, com 1068 metros, a mais de 340km/h.

A Curva 1, um gancho médio à direita, obriga à travagem mais forte de toda a volta, onde os se abranda para perto de 100 km/h. É um dos pontos onde podemos esperar bastante ação. Logo a seguir, a Curva 2, inverte a marcha para esquerda, com um gancho muito similar. A Curva 3, uma direita rápida (a mais de 200km/h) leva os pilotos para o setor seguinte.

A Curva 4, a primeira de duas direitas de 90º, é outro possível ponto de ultrapassagem, pois é muito escorregadia, e convidativa ao erro. Com uma boa saída da Curva 5, é possível uma nova oportunidade logo a seguir. A Curva 6 - a mais lenta da volta, a cerca de 80km/h - é um gancho relativamente apertado, à esquerda, que permite muitas abordagens. Não é de espantar que uma ultrapassagem feita na Curva 6 seja desfeita na Curva 7 - uma direita muito manhosa, onde é preciso esperar pacientemente no meio da curva pelo momento certo para começar a acelerar.


Segue-se uma secção rápida com as Curvas 8 e 9 - esquerda e direita, respectivamente - que nos levam às Curvas 10 e 11, duas esquerdas encadeadas. A travagem para a Curva 10 é média e, a saída em aceleração crescente, leva os pilotos pela Curva 11 até à Curva 12.


Ou melhor, até às Curvas 12, 13 e 14, três direitas feitas em apoio, onde é muito difícil ultrapassar. Segue-se a Curva 15, esquerda não muito apertada, onde os pilotos começam a preparar o ataque à última curva. A Curva 16, é uma direita a 110km/h, onde os pilotos têm a derradeira oportunidade de ultrapassar, antes do sprint pela recta da meta.


Confesso que não é uma circuito que me agrada particularmente, mas reconheço que tem potencial para um bom espectáculo, e no fundo, isso é que realmente interessa.

Fonte: Polarity Photo


Expectativas para o fim-de-semana

A tendência dos últimos anos mostra uma certa vantagem para a Ducati, em Losail.

Se a isso juntarmos o resultado dos testes de há 2 semanas atrás, precisamente em Losail, é impossível não atribuir o favoritismo à marca Italiana, e a Jack Miller em particular. A Yamaha parece estar por perto, com qualquer um dos 4 pilotos em condições de aparecer na frente. O mesmo se pode dizer da Suzuki, com Joan Mir e Alex Rins.


Já sabemos que Marc Márquez não estará presente no primeiro Grande Prémio - sendo substituído por Stefan Bradl - e estou curioso para ver se pelo menos uma das Hondas tem andamento, para quem estiver na frente.

fonte: Polarity Photo


A última vez que o MotoGP correu no Qatar, em 2019, a KTM mais bem classificada foi a de Pol Espargaró com o 12º lugar. Com as dificuldades que a marca austríaca tem no Qatar - comprovadas, também, há duas semanas - eu diria que ter um piloto a terminar no Top 10 é um bom resultado para a KTM.


A Aprilia, tem tudo para estar otimista para o arranque da temporada. É uma pista onde a mota italiana se dá bem e a prestação no teste de pré-época se mantiver, podemos esperar um brilharete da Aprilia? Seria interessante, para abanar o campeonato desde início. Especialmente, depois da notícia de que Andrea Dovizioso vai testar a Aprilia, antes do Grande Prémio de Portugal.

fonte: motogp.com


Por fim, ficam aqui os horários em Portugal Continental:

Sexta

12:40 - 13:25 | Free Practice Nr. 1

17:00 - 17:45 | Free Practice Nr. 2


Sábado

12:15 - 13:00 | Free Practice Nr. 3

16:20 - 16:50 | Free Practice Nr. 4


Domingo

13:40 - 14:00 | Warm Up

18:00 | Corrida


Vamos a isso!


Posts recentes

Ver tudo