• Miguel Alexandre

BMW S1000R 2021 - BORBOLETAS NA BARRIGA

Atualizado: 2 de fev. de 2021

A BMW Motorrad, presenteou-nos com a apresentação da S1000R para 2021 mesmo antes do Natal, deixando muitos de nós a salivar.

Seria demasiado simples para a BMW fazer da sua moto desportiva naked S1000R um monstro raivoso de mais de 200cv, mas a empresa tomou a decisão consciente de não tomar esse caminho com a versão de 2021.


Os rivais como a Streetfighter V4 da Ducati e a Brutale 1000 da MV Agusta já ultrapassaram a marca dos 200cv, mas apesar de ter o mesmo motor da novíssima S1000RR 2021 ( 207 cv , 152 kW ) a BMW neste caso optou por manter a sua sua versão naked nos mesmos 165hp que a versão anterior. Apesar de os números serem os mesmos do modelo anterior o motor é completamente novo. Foi apenas feito um downgrade para manter as coisas mais assertivas na versão Naked, uma vez que as carenagens são completamente diferentes de um modelo desportivo e por isso "menos" aerodinâmica.


Clique na imagem para ver em grande.


Não é só em teoria que é portadora do ADN do desporto motorizado, mas também na prática, e os números provam-no. Herda a nova estrutura de quadro da mais recente da S1000RR, que foi concebida para ser mais leve que a antiga e oferece um melhor equilíbrio de rigidez e flexibilidade. O novo motor é também 5kg mais leve do que o antigo e, apesar de que, tem de cumprir os limites de emissões Euro5, a S1000R 2021 é no total 6,5kg mais leve do que o seu antecessor, com 199kg, com um depósito de combustível cheio. Isto é antes de se mergulhar também na lista de opções, uma vez que o pacote 'M' é alegadamente capaz de reduzir mais 4,8kg do total.

O resultado, em termos de desempenho absoluto, alega a BMW que a nova S1000R pode acelerar dos 0-200 kph em 8s, 5% mais rápido do que a versão anterior, ao mesmo tempo que oferece melhor manobrabilidade e maior conforto.

A nível de equipamentos é do melhor que pode haver, a BMW já nos habituou a isso... Apresenta-se numa combinação com Pacote Comfort, Pacote Dynamic, ECALL, Headlight Pro e sistema de controlo da pressão dos pneus (RDC). Está pela primeira vez disponível com o exclusivo Pacote M, incluindo cores M e rodas forjadas M ou rodas M Carbon. E com as M Performance Parts na forma do Pacote M Carbon ou do Pacote de Peças Maquinadas M como destaques.


A fórmula está perfeita, só falta chegar às nossas estradas para podermos disfrutar dela.

Dados técnicos e especificações aqui.


Veja as novidades Yamaha para 2021 Veja as novidades Suzuki para 2021