
Miguel Alexandre
Dakar 2021 - Etapa 1
Atualizado: 4 de jan. de 2021
Já começou a primeira etapa do Dakar e os acontecimentos já se começam a multiplicar.

Hora local
07:45 Uma etapa de abertura híbrida
Depois de encontrarem o seu rumo no prólogo, os participantes estão todos preparados para subir a fasquia numa especial de 277 km, de Jeddah a Bisha. Um cruzamento entre pistas e dunas de areia aguarda a caravana de Dakar. Os concorrentes terão o seu trabalho de navegação facilitado e há a necessidade de permanecer em alerta máximo numa série de secções rochosas, se quiserem evitar perder tempo valioso devido a perfurações.
08:42 Brabec dá a partida
A primeira etapa do Dakar 2021 está em curso com o vencedor do prólogo de ontem, Ricky Brabec, a liderar a caravana para a especial de 277 km.

10:32 Pequenas diferenças nos 5 primeiros lugares
Embora Xavier De Soultrait esteja na liderança a cerca de 100 quilómetros, está a ser incapaz de estender a sua liderança o resto dos concorrentes. Toby Price está apenas um minuto atrás do francês após o ataque inicial , enquanto Luciano Benavides estava também pouco mais de um minuto atrás do seu novo companheiro de equipa no WP3.
11:08 Toby Price agarra as rédeas
Toby Price tirou Xavier De Soultrait do topo da classificação provisória no km 135! O Australiano está agora 38 segundos à frente do francês e 45 à frente de Kevin Benavides que vem em terceiro lugar.

11:12 Quintanilla, Barreda e Brabec estão a perder muito tempo
Ricky Brabec está a conceder quase 18 minutos a meio da etapa. É um duro golpe para o campeão reinante, que parece ter começado a sua defesa do título com o pé errado. Joan Barreda e Pablo Quintanilla estão apenas marginalmente melhorese a mais de 12 minutos atrás de Toby Price.
12:29 Flick fere a sua perna
Xavier Flick (Husqvarna) já se deparou com problemas no seu primeiro Dakar. O francês teve um acidente e parece ter magoado a perna, no entanto conseguiu voltar a montar na sua moto e continuar a prova.
12:47 O Preço está certo!
Toby Price leva os espólios no final da primeira etapa em Bisha. O bicampeão do Dakar iniciou a edição de 2021 com o pé direito e é o primeiro líder do rally.
12:57 Kevin Benavides e Matthias Walkner mesmo atrás do Price
Kevin Benavides e Matthias Walkner foram os outros grandes vencedores do dia depois de terminarem em segundo e terceiro lugar respetivamente, cerca de meio minuto atrás de Toby Price. Os três homens definiram a música para um começo escaldante no Dakar.


13:06 Trejos atira a toalha ao chão
Jhon Trejos é incapaz de continuar após ter magoado o pulso direito num acidente no km 98. Esta será a sua segunda saída prematura do Dakar.
14:17 Jobard à beira de desistir
Outro golpe esmagador para Willy Jobard, que parece estar pronto a retirar-se do Dakar pelo quinto ano consecutivo. O ciclista veterano, que estava a correr numa motocicleta híbrida movida a hidrogénio, terá de desistir depois de ferir a anca esquerda num acidente após 93 quilómetros.
16:16 Fim da estrada para Blandin
Erick Blandin, teve de desistir durante a primeira etapa. Fã do Dakar desde pequeno, estava ansioso por participar no seu primeiro Dakar depois de ter superado uma doença grave doença, mas as suas esperanças foram frustradas por uma queda feia ao km 204.
O primeiro português na lista é Joaquim Rodrigues (HERO) com o tempo de 03:34:53 com uma diferença de 0:16:27 para Toby Price. Seguido de Rui Gonçalves com (SHERCO FACTORY) com um tempo de 03:45:07 e uma diferença para o primeiro lugar de 0:26:41. Logo a seguir com uma diferença de sensivelmente 5 minutos vem Sebastian Buhler, o Luso-Germânico fez um tempo de 03:50:20 com uma diferença de 0:32:54 . Alexandre Azinhais vem com 05:09:33, com 01:54:01 de diferença para a primeira posição fechando assim as participações portuguesas com o 64º Lugar no final da primeira etapa.

