• Miguel Alexandre

Dakar 2021 - etapa 10 -Do Mar para a Montanha

Atualizado: 14 de jan. de 2021

Mais uma etapa e mais surpresas, como já é habitual em todas as edições do Dakar. Se ontem já tínhamos perdido um dos favoritos à vitoria (Toby Price), hoje perdemos o segundo. Cornejo, teve um acidente e conseguiu terminar a prova, mas depois de uma inspeção médica à chegada concluiu-se que Cornejo não poderia seguir em prova por questões de saúde. Assim Cornejo deixa agora nas primeiras posições Kevin Benavides e Ricky Brabec, os seus colegas de equipa, que disputarão a primeira posição do Dakar. A KTM segue relativamente de perto mas já com uma diferença de 10m, com Sunderland a liderar a equipa Austríaca. KTM que agora parece estar a tomar uma estratégia mais ponderada o que poderá implicar a vitória da Honda caso não haja mais nenhum problema até ao final. Ficaremos atentos a estas duas últimas etapas, pois prometem ser muito interessantes. Os pilotos portugueses tiveram uma prestação sólida com bons resultados, destaque especial para Joaquim Rodrigues que fez novamente top 10 com a sua Hero.


Hora local: 07:20 Do mar às montanhas

Após uma rota nas margens do Mar Vermelho, as montanhas aguardam os concorrentes na décima especial do 43º Dakar. Várias zonas de areia permitirão aos pilotos e condutores acelerar o ritmo, mas terão de ter cuidado para não se perderem: um erro de navegação poderá custar-lhes caro e, faltando apenas dois dias para o final em Jeddah, cada minuto será contado.


Brabec Ricky (usa), Honda, Monster Energy - Neom and Al-Ula - January 13, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

07:30 Cornejo abre uma ligeira distância

Ontem, Nacho Cornejo demonstrou o seu talento navegacional. Embora tivesse de abrir o caminho aos seus rivais, apenas concedeu 1'34'' ao vencedor da etapa Kevin Benavides e terminou no pódio. Na ausência dos feridos Toby Price e Xavier De Soultrait ou Ross Branch, que saiu da corrida devido a um motor avariado, Cornejo pôde tirar partido de sair atrás de Kevin Benavides e Ricky Brabec para aumentar a sua vantagem na classificação geral...


Cornejo Florimo Jose Ignacio (chl), Honda, Monster Energy - January 13, 2021 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

08:03 Benavides dá o "pontapé de saída"

Kevin Benavides foi o primeiro piloto a iniciar a décima especial. O argentino está em segundo lugar na geral, 11′24″ atrás de Nacho Cornejo. Conseguirá ele superar o desafio de abrir o caminho e reduzir esse défice?


Benavides Kevin (arg), Honda, Monster Energy - January 13, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

08:10 Acabou para Jugla e Bispo

A etapa 9 foi o fim da estrada para Sara Jugla e Pascal Bispo. Depois de serem relegados à "Experiência Dakar" na sexta-feira, os dois pilotos viram a prova complicar-se na etapa de laço em torno de Neom. Jugla e Bispo rangeram os dentes para continuarem apesar das suas dificuldades e colisões, mas a fadiga acabou por os sobrecarregar. Certamente eles vão voltar nas próximas edições!


08:20 Van Beveren, O último dos Yamaha-Boys

Adrien Van Beveren é o único piloto de fábrica Yamaha que resta na corrida depois de ontem problemas mecânicos terem derrubado o Ross Branch. O francês terminou a etapa em quinto, o que poderia ter sido a sua melhor actuação até agora, mas foi-lhe aplicada uma penalização de 15 minutos após a especial. Ele está agora em 11º lugar na geral.


08:51 Benavides na liderança

O primeiro motociclista a sair dos blocos iniciais, Kevin Benavides, lidera a especial por 16″ sobre Ricky Brabec e 30″ sobre Joan Barreda, que magoou a sua perna num acidente ontem. Apenas sete pilotos passaram pelo WP1 até agora.


09:12 Howes terceiro

Kevin Benavides ainda lidera no WP1, à frente de Ricky Brabec, mas Skyler Howes subiu agora para o terceiro lugar com 23'. Joan Barreda está em quarto lugar, enquanto Nacho Cornejo está em quinto, a apenas 38' atrás.


09:17 Walkner, Sanders e Sunderland dois minutos atrás

Matthias Walkner, o estreante Daniel Sanders e Sam Sunderland já estão a perder quase dois minutos para Kevin Benavides após 40 quilómetros. Um início cauteloso para o trio KTM!


Walkner Matthias (aut), KTM, Red Bull KTM Factory - January 13, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

09:38 Benavides está a perder tempo!

Kevin Benavides está a perder quase cinco minutos para o novo líder Nacho Cornejo ao km 90. O chileno lidera os seus companheiros de equipa do HRC Joan Barreda e Ricky Brabec, enquanto Matthias Walkner está cerca de um minuto e meio atrás. A pressão está a aumentar para Benavides!


09:52 Barreda passa ao ataque!

Nacho Cornejo assumiu a liderança pela segunda vez por apenas 37'' sobre Joan Barreda e 49'' sobre Ricky Brabec. Honda está a dominar a corrida até agora, com a notável excepção de Kevin Benavides, que caiu para o nono lugar aos 4'51''!


Barreda Bort Joan (esp), Honda, Monster Energy - January 13, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

10:09 Brabec ataca de regresso às montanhas

As motos acabam de iniciar a parte montanhosa da especial de hoje. Ricky Brabec voltou à liderança no km 126 por 30' sobre Nacho Cornejo, enquanto Joan Barreda vai com mais de um minuto. Kevin Benavides, abrindo hoje o caminho, foi ultrapassado por Brabec e está agora quase 4'30' atrás do americano na classificação provisória.


Brabec Ricky (usa), Honda, Monster Energy - January 13, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

10:27 Benavides a voltar lentamente a entrar em contenção

Depois de perder quase cinco minutos na segunda verificação, Kevin Benavides está agora 3'50'' atrás de Ricky Brabec no km 162. O líder geral Nacho Cornejo está a conceder pouco menos de um minuto ao seu companheiro de equipa. Na equipa da Honda não há barreiras!


10:58 200 km debaixo da cintura

Os pilotos vão realmente como relâmpagos hoje! Alguns deles já atingiram a marca dos 200 km. Ricky Brabec continua na liderança, 36″ à frente de Nacho Cornejo e 1′42″ à frente de Joan Barreda, que se desvaneceu um pouco. Kevin Benavides está novamente a lutar em 4′54″, atrás do líder.


11:13 KTMs a perder terreno

Skyler Howes, em quarto lugar, continua a ser o homem de topo do KTM na classificação provisória no km 204. No entanto, o americano está a pouco menos de quatro minutos do líder. Matthias Walkner está 4'04'' atrás, enquanto Daniel Sanders está 5'23'' à deriva e Sam Sunderland está a perder mais de oito minutos!


Sanders Daniel (aus), KTM, KTM Factory Team - January 13, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

11:46 A Cornejo cai!

Nacho Cornejo despenhou-se ao km 252. O líder global saiu ileso e está agora de novo em movimento.


11:57 Brabec ainda à frente

Ricky Brabec ainda está no controlo com pouco mais de 100 km a percorrer, um minuto à frente de Nacho Cornejo, que se despenhou alguns quilómetros após o posto de controlo. Joan Barreda perdeu mais três segundos para Brabec em relação ao posto de controlo anterior, enquanto Kevin Benavides ainda está a mais de cinco minutos.


12:22 Cornejo perde dez minutos para Brabec

O ainda campeão em titulo Ricky Brabec continua forte no km 285, liderando Joan Barreda por 2'30'' e Matthias Walkner por mais de cinco minutos. Entretanto, Nacho Cornejo está a perder 10'41'' após a sua queda, o que ainda não é suficiente para derrubar o piloto chileno da liderança geral.


Cornejo Florimo Jose Ignacio (chl), Honda, Monster Energy - January 13, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

12:47 Brabec concluíu por hoje

Ricky Brabec encerrou a etapa e muito provavelmente levará a sua segunda vitória do ano. Joan Barreda terá de se contentar com o segundo lugar, enquanto Kevin Benavides, Matthias Walkner e Skyler Howes lutam pelo terceiro lugar.


13:11 Honda pontua 1-2-3!

Kevin Benavides ficou hoje em terceiro, arredondando um Honda 1-2-3 tanto na classificação por fases como na classificação geral. Nacho Cornejo já não é o líder geral depois de perder 17'42' para Ricky Brabec. O novo líder, Kevin Benavides, está pouco mais de um minuto à frente de Ricky Brabec e Nacho Cornejo com duas etapas a percorrer até ao final em Jeddah. Tudo somado, um grande dia para os meninos da Honda!


13:45 Cornejo fora!

Um Nacho Cornejo agitado foi submetido a um exame médico depois de ter aguentado os ferimentos até ao fim, após o seu acidente no km 252. O chileno, que começou a etapa de hoje na liderança geral, não teve outra escolha senão retirar-se da corrida e deixar os seus companheiros de equipa Ricky Brabec e Kevin Benavides a disputá-la para a vitória.



Goncalves Dias Rui Jorge (prt), Sherco TVS - January 13, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

Os Portugueses terminaram a etapa em:

- J. Rodrigues (Hero) em 3.28.57 com +0.16.24

- R. Gongalves (Sherco Factory) em 3.44.47 com +0.32.14

- S.Buhlher (Hero) em 3.57.04 com +0.44.31


Na classificação geral a armada portuguesa segue agora em:

11º J. Rodrigues (subiu)

16º S. Buhler (smanteve)

21º R. Gonçalves (subiu)

Classificação Etapa 10 Top 10

Classificação Geral Top 10