• Miguel Alexandre

Dakar 2021 - etapa 2

Atualizado: 8 de jan. de 2021

Um dia de muita areia e dificuldades para ultrapassar algumas zonas de dunas. O que resulta em imagens fabulosas para nós espectadores.

Barthelemy Guillaume (fra), KTM, Team RS Concept, - January 4, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

Hora Local

06:30 São 457 km especial com muita areia

Areia, areia e mais areia aguardam os concorrentes na segunda etapa do Dakar, que vai de Bisha a Wadi ad-Dawasir. Em forte contraste com o percurso da etapa anterior, apresentará uma série de dunas que os participantes terão de navegar cuidadosamente para que não fiquem presos e acabem por perder tempo valioso.


06:45 Toby Price toma o lugar do Brabec

Depois de Brabec ter aberto a estrada na primeira etapa, é agora a vez do vencedor de ontem, Toby Price, liderar a caravana. Apenas a 23 segundos de Kevin Benavides, o australiano não se pode dar ao luxo de os perder.

Brabec Ricky (usa), Honda, Monster Energy - January 4, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

06:59 Retiradas já após a primeira etapa

Alguns concorrentes faltarão ao início da segunda etapa em Bisha na categoria das motos. Os franceses Pascal Bouchet, Pascal Rauber, Erick Blandin, Willy Jobard e o colombiano Jhon Trejos foram forçados a desistir no domingo (na primeira etapa).


07:20 Toby Price dá o arranque

O vencedor de domingo Toby Price abre o caminho na segunda etapa que hoje se orgulha de ter um percurso essencialmente arenoso. Kevin Benavides, 27 segundos atrás do australiano na classificação geral, é o próximo piloto a enfrentar este especial de 457 km de comprimento.

Price Toby (aus), KTM, Red Bull KTM Factory Team - January 4, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

08:06 Problema técnico para Walkner

Matthias Walkner está a viver um começo difícil na especial. O austríaco deparou-se logo ao início com um problema ligado às suas mudanças ou embraiagem. O piloto oficial da KTM, terceiro na classificação geral, corre hoje o risco de grandes perdas se não for capaz de resolver o problema rapidamente. Entretanto, os seus principais rivais começam a atingir o primeiro ponto de controlo após 46 km.


08:34 Barreda na frente

Joan Barreda, que perdeu tempo valioso ontem, devido a um erro de navegação como o seu companheiro de equipa Ricky Brabec, assumiu a liderança no primeiro ponto de verificação da segundo especial. O piloto Honda ostenta uma vantagem de 25 segundos sobre Daniel Sanders, que participa no seu primeiro Dakar, e 29 segundos sobre Pablo Quintanilla.


Cornejo Florimo Jose Ignacio (chl), Honda, Monster Energy - January 4, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

08:42 Toby Price está um pouco atrasado

Depois de Ricky Brabec no domingo, o líder geral da classificação Toby Price também teve dificuldade em abrir o caminho. O australiano leva um atraso a Joan Barreda de quase 5'30, no primeiro ponto de controlo. Quanto a Kevin Benavides, o segundo piloto a começar, segue atrás o atual líder da classificação com mais 2'42.


Santolino Lorenzo (esp), Sherco TVS - January 4, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

09:40 Rodrigues é o número um da Hero

Joaquim Rodrigues está a participar no seu quinto Dakar com a ambição de prestar homenagem a Paulo Gonçalves, que foi casado com a sua irmã Sofia. O piloto português, que deu provas no motocross e super-cross, é apoiado pela Hero para a edição de 2021 e o seu objetivo é simplesmente chegar ao fim da prova. Após 94 km de dunas no segundo especial, ocupa actualmente o sétimo lugar, 3'19 atrás de Joan Barreda.


10:11 Uma explosão de esforço de Quintanilla

Depois de 138 km, Joan Barreda ainda lidera o palco, mas agora Pablo Quintanilla passou para o segundo lugar. O segundo classificado da última edição segue o líder do palco espanhol por 1'26. Daniel Sanders completa o top 3, apenas 20 segundos atrás do chileno. Ricky Brabec, que mais sofreu na primeira etapa, ocupa a quarta posição, a menos de dois minutos da liderança.


Gerini Maurizio (ita), Husqvarna, Solarys Racing - Knight David (gbr), Husqvarna, HT Rally Raid - January 4, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

11:52 Barreda martela a sua vantagem

A pouco mais de 150 km do final, Joan Barreda ainda lidera a especial do dia. Ricky Brabec perdeu tempo para o espanhol e agora percorre 2'43, não muito à frente do estreante Daniel Sanders. Toby Price, que ganhou a primeira etapa, está a sofrer nas dunas a caminho de Wadi Ad-Dawasir e ocupa actualmente a 25ª posição, quase 20' atrás do actual líder da etapa.


Sunderland Sam (gbr), KTM, Red Bull KTM Factory Team, - January 4, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

13:04 Barreda ganha!

Tendo liderado desde o primeiro ponto de controlo, Joan Barreda dominou a segunda etapa para garantir a sua 25ª vitória na etapa especial do Dakar e subir ao topo da classificação geral.


13:09 Saída para Andrew Short

Após três participações muito impressionantes e especialmente um 6º lugar obtido em 2019, o americano Andrew Short encontrou a decepção na segunda fase. Parou após 273 km da especial devido a um problema mecânico que não foi capaz de resolver. Convencido de que não era necessário esperar pela ajuda da sua equipa de assistência, atirou a toalha e foi levado pelo ar do palco por um dos helicópteros da organização.

Albero Puig Daniel (esp), KTM, Team un Diabetico en el Dakar - January 4, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

Nota: 16:40 Jugla é uma pedra dura de roer!

Depois de ter conseguido chegar à linha de chegada em Bisha no final da noite de domingo, Sara Jugla está novamente a encontrar dificuldades entre as dunas sauditas. Com um cotovelo esquerdo completamente ligado, a francesa continua corajosamente a especial e parece determinada a terminar a segunda etapa.


Os Portugueses terminaram a etapa em: 12º - J. Rodrigues (Hero) em 4.36.04 com +0.18.08

14º - S.Buhlher (Hero) em 4.38.43 com +0.20.47

21º - R. Gongalves (Sherco Factory) em 4.45.20 com + 0.27.24

63º - A. Azinhais (KTM) em 6.17.12 com +1.59.16


Classificação etapa 6 top 10


Posts recentes

Ver tudo