• Miguel Alexandre

Dakar 2021 - etapa 4 - Boas e más notícias

Atualizado: 8 de jan. de 2021

Etapa 4 com boas e más notícias para a caravana portuguesa. Se por um lado Joaquim Rodrigues conseguiu um sólido 6º lugar, a apenas 7.20 minutos do primeiro lugar, do outro temos a desistência de Alexandre Azinhais que partiu o motor da sua KTM e o obrigou à desistência. Até aqui tinha tido uma participação bastante sólida com muitos pontos positivos. Esperamos vê-lo novamente no ano que vem. Esta etapa foi particular pois teve um grande número de km, no total de ligações foram 476km e de especial cronometrada 337km.


Rodrigues Joaquim (prt), Hero, Hero Motorsports - January 6, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

Desenvolvimento no caso "água na gasolina". Ao que tudo indica e já foi confirmado por várias fontes a moto do piloto Short da Yamaha Factory recebeu cerca de 2L de água no posto de abastecimento da prova. Mais pilotos tiveram um abastecimento de água misturada com a gasolina, pilotos como Toby Price, o que poderia vir a ser um dos casos mais estranhos de sempre numa prova de Dakar. Nunca algo similar tinha acontecido. No entanto nenhum outro piloto recebeu tanta quantidade quanto Short. A Yamaha já disse que vai procurar responsabilidades, e a meu ver bem, pois é absolutamente vergonhoso o que está a acontecer neste Dakar. Até agora tem havido uma série de problemas que têm feito deste Dakar um dos mais inusitados de sempre. Há queixas no número de pneus disponíveis nas motos, problemas claros com os novos modelos de navegação digital, dificuldades com a confirmação dos checkpoints, problemas com os "abastecimentos" e com a modesta cobertura televisiva que é praticamente inexistente. Muitas queixas tem havido sobre este último ponto, é claramente perceptível, e sobretudo para nós media, que encontrar conteúdo com qualidade neste Dakar está a ser extremamente difícil, sobretudo em audiovisual. As entidades por trás da divulgação de imagens/vídeo são escassas e muito curtas. Não nenhuma estação acompanha em directo o Dakar, o que está a criar o caos na chegada de informação do Dakar aos fãs. No entanto nós continuaremos a busca das melhores imagens e trechos de vídeo disponíveis para vos deixar mais perto do Dakar e com as imagens mais espetaculares disponíveis.


Sunderland Sam (gbr), KTM, Red Bull KTM Factory - January 6, 2021 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

Hora Local

08:50 Toby Price o abre caminhos

Toby Price, o vencedor das etapas um e três, abrirá mais uma vez o caminho aos seus rivais. O australiano esperará desfrutar de uma especial menos difícil em termos de navegação, a fim de melhorar a sua consistência. Ele ocupa actualmente o terceiro lugar na classificação geral, apenas 52'' atrás do novo líder Skyler Howes. No entanto, será necessário estar atento aos dois pilotos do HRC, Joan Barreda e Ricky Brabec, e também ao piloto da Husqvarna, Pablo Quintanilla, que terão todos a oportunidade de seguir as pisadas e ganhar assim minutos.

Sunderland Sam (gbr), KTM, Red Bull KTM Factory - January 6, 2021 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

09:04 Mais dois concorrentes fora da corrida

Angelo Pedemonte está a atirar a toalha ao chão devido a ferimentos sofridos durante a especial de terça-feira. Nicolás Robledo Serna também decidiu desistir depois de ter deslocado o ombro. Uma grande desilusão para o colombiano, que tinha começado com força ao terminar o prólogo logo a seguir aos 10 primeiros.


09:10 Toby Price dá a saida!

A quarta especial está agora a decorrer com Toby Price a liderar novamente a caravana das motos. O australiano será seguido por Kevin Benavides, que liderou a maior parte da etapa de ontem antes de desvanecer à vista da linha de chegada. Matthias Walkner, que concedeu um tempo valioso na segunda-feira devido a problemas de embraiagem, vai começar em terceiro lugar, à frente do novo líder global, o Americano Skyler Howes.

Price Toby (aus), KTM, Red Bull KTM Factory - January 6, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

09:40 Laia Sanz a entrar no ritmo certo

Laia Sanz parece ter finalmente encontrado o ritmo certo durante a 3º etapa, após um início cauteloso do rally. A preparação da piloto catalã até ao Dakar foi marcada por uma lesão no ano passado e outra no recente Rally da Andaluzia. A piloto da GasGas terminou em 26º lugar na terça-feira, apenas 22' atrás de Toby Price, o que sem dúvida lhe dará mais moral antes da etapa 4, descrita por alguns como uma especial rápida.


09:44 Walkner já na primeira verificação

Matthias Walkner recuperou do seu golpe de azar na segunda-feira e detém uma vantagem de dois segundos sobre Toby Price no primeiro WP. Apenas 11 motociclistas começaram até agora.

Walkner Matthias (aut), KTM, Red Bull KTM Factory - January 6, 2021 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

10:19 Rookie Sanders mostra-se preparado!

Daniel Sanders continua a provar que a equipa da Fábrica KTM fez a escolha certa ao assiná-lo em Setembro do ano passado. O Autraliano construiu um lugar no pódio no prólogo e terminou em oitavo lugar na terça-feira, a 11′22″ atrás do colega australiano Toby Price. O novato, 16 minutos atrás do líder global Skyler Howes, passou pelo primeiro posto de controlo com um défice de 32 segundos para Ross Branch... vale definitivamente a pena estar de olho nele!


10:47 Sete segundos separam os 3 primeiros

O espanhol Joan Barreda, que ganhou a etapa na segunda-feira, passou pelo primeiro posto de controlo do dia com uma vantagem de 5' sobre Ross Branch (Yamaha) e 7' sobre Pablo Quintanilla (Husqvarna). Matthias Walkner e Toby Price permanecem a uma distância impressionante de cerca de 20 segundos atrás.


10:56 Motor partido derruba Azinhais

Um motor partido significa o fim da aventura Dakar de Alexandre Azinhais. O piloto português, nascido em Biarritz (França) tinha decidido enfrentar este novo desafio em Março, mas um golpe de azar pagou às suas hipóteses aos 22 km da 4º especial.


11:16 Toby Price tem um erro de navegação!

Após liderar até ao km 80, Toby Price está agora a perder mais de cinco minutos no próximo ponto de controlo como resultado de um erro de navegação. O australiano caiu na armadilha desta etapa, que a maioria dos concorrentes descreveu como sendo rápida.


11:20 Barreda lidera ao km 125

Joan Barreda capitalizou o erro de Toby Price e deu-lhe o salto para assumir a liderança provisória. O espanhol foi 36' mais rápido que Pablo Quintanilla e 49' mais rápido que Ross Branch. O novato Daniel Sanders está em quarto lugar, 1'43' atrás do piloto da HRC.


12:42 Branch o primeiro a atravessar a linha de meta

Ross Branch foi o primeiro piloto a terminar a especial de hoje, mas como seguiu Joan Barreda por mais de dois minutos no km 268, a vitória ainda parece ter o nome do motociclista Honda escrito por todo o lado.


Branch Ross (bwa) Yamaha, Monter Energy - Januray 6, 2021 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

12:56 Brabec a pilotar de forma conservadora?

218 km na especial, Ricky Brabec está actualmente em 10º lugar, pouco mais de cinco minutos atrás do seu companheiro de equipa. O campeão reinante pode muito bem ter feito a escolha estratégica de salvar os seus pneus e evitar ter de abrir a estrada na quinta etapa de amanhã, largamente aclamada como a mais dura do 43º Dakar.

Brabec Jan (cze), KTM, Strojrent Racing - January 6, 2021 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

13:22 Barreda marca pontos!

Joan Barreda venceu a sua segunda etapa este ano. O piloto da HRC começou em 30º lugar, assumiu a liderança na primeira verificação e nunca olhou para trás. Ross Branch chegou em seis minutos em Barreda e alguns segundos à frente do estreante Daniel Sanders e da Husqvarna de Luciano Benavides.

Benavides Luciano (arg), Husqvarna, Rockstar Energy - January 6, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

13:29 De Soultrait continuar na frente da Geral

Xavier De Soultrait ficou em quinto lugar na especial e entrou na liderança geral. O francês tem uma margem esguia de 15 segundos sobre Joan Barreda, que tem alternado vitórias com Toby Price desde a primeira etapa. O australiano perdeu quase um quarto de hora depois de abrir a estrada hoje e está agora sete minutos atrás de De Soultrait na classificação geral.


De Soultrait Xavier (fra), Husqvarna, HT Rally Raid - January 6, 2021 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

Os Portugueses terminaram a etapa em:

- J. Rodrigues (Hero) em 2.54.11 com +0.7.21

- S.Buhlher (Hero) em 3.04.09 com +0.17.19

- R. Gongalves (Sherco Factory) em 3.30.40 com +0.43.50

- A. Azinhais (KTM) - Abandonou


Na classificação geral a armada portuguesa segue agora em:

16º J. Rodrigues (subiu)

24º S. Buhler (mantém)

28º R. Gonçalves ( desceu)

A. Azinhais - Abandonou

Classificação etapa 4 Top 10



Posts recentes

Ver tudo