• Miguel Alexandre

Dakar 2021 - etapa 6 - HRC Honda continua vitoriosa mas KTM está na frente


Uma etapa que foi fundamentalmente marcada pela etapa 5. Ontem cerca das 23h de Portugal ainda havia pilotos perdidos nas dunas da etapa 5, o que implicou um elevado número de desistências e o ajuste dos horário para a etapa 6. Esta etapa foi assim encurtada em 100km e a saída do Bivouac acabou por atrasar cerca de hora e meia para ajudar os pilotos mais atrasados.

Esta etapa foi marcada pela incrível prestação dos pilotos do top 10, onde o piloto português Joaquim Rodrigues da Hero Motorsports marcou um excelente 8 lugar a 4minutos e 35 segundos da primeira posição. Este Dakar extremamente renhido, onde os primeiros 13 pilotos estão separados por cerca de 19 minutos, isto implica que qualquer deslize na navegação possa implicar uma enorme queda na classificação geral. Amanha não haverá prova, é o primeiro dia de descanso para os pilotos, a prova irá recomeçar no dia 10 de janeiro com saida de Ha il e chegada a Sakaka. Na geral Toby Price continua a liderar com 2 minutos para o segundo classificado Benavides.

Bühler Sebastian (ger), Hero, Hero Motorsports - January 8, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

Hora Local

07:20 A etapa 6 foi encurtada com um início diferido

Devido às dificuldades encontradas na conclusão da etapa 5 por um número significativo de concorrentes, foi tomada a decisão de atrasar a partida dos pilotos e tripulações do bivouac em Al Qaisumah por 1 hora e 30 minutos. O percurso da especial na etapa 6 foi assim encurtado em cem quilómetros, a fim de tornar o programa menos difícil. No entanto, os concorrentes terão ainda de enfrentar a areia e as dunas. Embora as capacidades de navegação voltem a desempenhar um papel decisivo no resultado desta especial, as capacidades físicas dos pilotos e condutores serão também severamente testadas, exigindo-lhes um esforço considerável. Depois disso, eles merecerão plenamente o dia de descanso que terá lugar em Ha'il.

Howes Skyler (usa), KTM, Bas Dakar KTM Racing Team - January 8, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

07:45 Benavides tem um bom (partido) nariz!

Kevin Benavides deu ontem uma clara demonstração do seu bom nariz para a navegação, evitando as armadilhas da etapa. Apesar de uma queda e um nariz partido, o piloto da HRC Honda subiu para o topo da classificação geral. No entanto, com seis pilotos a menos de dez minutos, tudo está ainda por decidir antes do primeiro dia de descanso, algo que Ricky Brabec, Joan Barreda, Pablo Quintanilla ou também Sam Sunderland terão certamente compreendido!

Benavides Kevin (arg), Honda, Monster Energy - January 8, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

09:40 Benavides dá inicio às hostilidades

Após um acidente, num salto sobre uma duna, Kevin Benavides partiu ontem o nariz, mas o líder da geral está bem e esta manhã e é o primeiro a sair para a especial de hoje. O seu objectivo é evitar erros de navegação e jogar todas as cartas antes do dia de descanso.


10:03 Muitas desistências antes do dia de descanso

Um bom número de concorrentes atirou a toalha ao chão no final da quinta etapa ontem. Na categorias das motos, o piloto oficial da Yamaha Jamie McCanney abandonou a corrida devido a um problema técnico. Rookies Mohammed Jaffar, Lorenzo Piolini e Davide Cominardi também figuram na lista de ausentes esta manhã.


10:36 Jugla não vai desistir!

Sara Jugla está a fazer o seu melhor para fazer do seu primeiro Dakar um sucesso! Apesar das dificuldades do deserto saudita, a francesa não se está a deixar moer e estará presente na sexta especial. Acompanhada pelo espanhol Alexandre Bispo neste desafio, Jugla está a exibir qualidades heróicas!


10:41 Toby Price lidera no primeiro ponto intermédio

Toby Price lidera provisoriamente a etapa após 48 km. O australiano, terceiro na especial de ontem e quarto na classificação geral, a 3'43'' atrás de Kevin Benavides, tem Ross Branch e Nacho Cornejo nos calcanhares, enquanto Ricky Brabec está apenas 28'' atrás!

Price Toby (aus), KTM, Red Bull KTM Factory - January 8, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

11:22 Barreda leads

Conseguindo transformar a infelicidade a seu favor, agora Joan Barreda passou para a liderança... O espanhol, que ontem teve de abrir o caminho, afixou o melhor momento no primeiro ponto intermédio. Contudo, o seu companheiro de equipa e vencedor de ontem, Kevin Benavides, já perdeu mais de dois minutos. Barreda está à frente de Toby Price e Ross Branch, colocando três construtores diferentes nos 3 primeiros classificados, todos agrupados em menos de 30 segundos! Absolutamente incrível.


Barreda Bort Joan (esp), Honda, Monster Energy - January 8, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

11:48 Barreda, Preço e Ramo em frente após 108 km

Com 100 km já percorridos, Joan Barreda lidera a etapa no WP2 (checkpoint). O espanhol tem uma vantagem de 26'' sobre Toby Price e está 1'16'' em frente a Ross Branch, embora o detentor do título Rick Brabec não esteja muito atrás, em quarto lugar, a seguir ao actual líder da etapa por 1'24''.


12:10 Jugla e Bispo mudam para a Experiência Dakar

Sara Jugla e Alexandre Bispo não conseguiram chegar a tempo ao início do especial e terão de perder a estapa do dia. No entanto, ainda podem jogar o seu joker e mudar para a fórmula "Dakar Experience", permitindo-lhes retomar o rally no domingo. Serão incluídos nos resultados do dia, mas deixarão de figurar na classificação geral.


12:13 Toby Price assume a liderança

Toby Price passou para a liderança após 158 km. O piloto da KTM está a 10'' em frente de Joan Barreda. Em terceiro lugar, Ricky Brabec ganhou a vantagem sobre Ross Branch, que cai para o quinto lugar mais de dois minutos atrás de Barreda. O estreante Daniel Sanders passou para o quarto lugar, 1'48'' atrás do espanhol, o que significa que ainda está muito perto do grupo líder!


12:51 Barreda bate de volta

Joan Barreda recuperou a liderança, após 202 km, de Toby Price e ganhou até um minuto extra sobre o australiano. Ricky Brabec, Daniel Sanders e Ross Branch estão também 1 minuto atrás de Barreda. É também um excelente começo da especial para Adrien van Beveren que, até hoje, tinha sido bastante discreto atrás do guiador da sua Yamaha.


13:42 - 32'' segundos entre Barreda e Brabec!

Nenhum dos líderes conseguiu roubar vantagem na categoria ads motos. A pouco mais de 100 km da linha de chegada, Joan Barreda ainda está na frente, mas possui apenas uma vantagem de 19'' sobre o estreante Daniel Sanders, 39'' sobre a Yamaha de Ross Branch e 32'' sobre o seu companheiro de equipa Ricky Brabec. O menor erro pode ter um resultado decisivo no resultado!


13:53 Brabec faz um desvio...

Ricky Brabec desviou-se ligeiramente e perdeu 3'38'' para a actual líder da etapa, Joan Barreda após 265 km, empurrando o actual detentor do título para a sétima posição!


14:13 As motos começam a chegar ao fim!

As primeiras motos acabam de cruzar a linha de chegada na especial do dia. Para já, Ross Branch colocou o melhor tempo à frente de Matthias Walkner, mas teremos de esperar pela chegada de Joan Barreda ou Daniel Sanders para descobrir o resultado da batalha de hoje.


Lhotsky Rudolf (cze), Husqvarna, Jantar Team - January 8, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

14:27 De Soultrait ganha 1'06 sobre Benavides

Ao terminar atrás de Xavier De Soultrait, Kevin Benavides, com o nariz e tornozelo feridos, perdeu 1'06 para o francês. Nem todos acabaram ainda a especial, mas esta já é uma boa notícia para o piloto Husqvarna, que apesaar de ter vindo a fazer uma prova um tanto-ao-quanto "modesta" está a garantir os lugares cimeiros.

De Soultrait Xavier (fra), Husqvarna, HT Rally Raid - January 8, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

14:36 Terceira Vitória para Barreda!

Joan Barreda é de novo triunfante ao completar a sexta especial. O piloto da HRC Honda vence pela terceira vez este ano, apenas 13 segundos em frente à Yahama de Ross Branch e 53'' à frente do KTM de Daniel Sanders.




Os Portugueses terminaram a etapa em:

- J. Rodrigues (Hero) em3.50.02 com +0.04.35

- S.Buhlher (Hero) em 4.06.01 com +0.20.34

- R. Gongalves (Sherco Factory) em4.32.07 com +0.46.40


Na classificação geral a armada portuguesa segue agora em:

17º J. Rodrigues (subiu)

21º S. Buhler (desceu)

28º R. Gonçalves (manteve)

Classificação Etapa 6 Top 10


Classificação Geral Top 10



Posts recentes

Ver tudo