• Miguel Alexandre

Dakar 2021 - etapa 7 - Pilotos e Motos cheios de energia!

Após um merecido dia de descanso, com algum divertimento à mistura no Bivouac, tanto pilotos como motas acumularam uma grande quantidade de energia que foi libertada nesta etapa de perder o fôlego! Margens mínimas, alguns percalços pelo caminho e a vitória a surgir de novo para a Honda HRC que fez 1º e 2º. O Português Joaquim Rodrigues voltou a fazer um enorme 9º lugar aos comandos da sua Hero, com apenas 5 minutos e 55 segundos para o primeiro classificado. Uma clara demonstração do valor de Joaquim Rodrigues!

Saída de Ha'il em direção a Sakaka, a especial contou com 453km dos quais 100km foram de subidas e descidas sem pausas ou checkpoints. Sem dúvida uma prova incrível marcada pelo fabuloso andamento dos pilotos da frente, que no final da geral estão separados por 1 segundo!

Original by motul bivouac during the Rest Day - January 9, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

Hora Local

07:00 Aqui vamos nós outra vez!

A caravana do Dakar dirige-se para Sakakah após um curto dia de descanso. Uma especial de 453 km com 100 km de prova, de subida e descida quase sem interrupção aguarda os pilotos. Planaltos cheios de pedra e caminhos sinuosos estão entre os outros desafios do dia. Os pilotos terão de estar em alerta máximo para evitar erros e problemas mecânicos.


07:20 Menos de 5 minutos separam os 5 primeiros

Esta edição está a dar forma a ser um caso de "dois passos para a frente, um passo atrás" para as motos. Toby Price lidera a classificação geral, mas o quinto classificado está apenas 4′23″ atrás. Joan Barreda, iniciando a etapa no sexto lugar geral, abrirá o caminho para Sakakah. Conseguirá ele jogar bem as suas cartas e subir na classificação?


07:58 Barreda e Branch fazem-se à estrada

Joan Barreda, Ross Branch e Daniel Sanders foram os primeiros a sair para a especial de hoje. Uma Honda, uma Yamaha e uma KTM... Um espectáculo sensacional espera! Toby Price, a começar em sétimo lugar, e Kevin Benavides, que fez 31 anos ontem, também são homens a ter em conta.

Barreda Bort Joan (esp), Honda, Monster Energy - January 10, 2021 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

08:14 O Ross Branch cai e danifica a sua moto

O segundo piloto a iniciar a especial, Ross Branch, despenhou-se por volta do km 31. Enquanto o piloto da Yamaha emergiu incólume, o mesmo não se pode dizer da sua moto, ele está agora a tentar arranjá-la. Um duro golpe para a marca, com o piloto mais próximo dos lugares cimeiros a ser obrigado a perder imenso tempo.

Branch Ross (bwa), Yamaha, Monster Energy - January 10, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

08:18 - 78 motos ainda na corrida

78 das 101 motos originalmente habilitadas para iniciar a 43ª Dakar ainda estão em prova após uma semana e seis etapas que colocaram tanto o homem como a máquina sobre as grandes dificuldades do Dakar.

Pedrero Garcia Juan (esp), KTM, FN Speed - Rieju Team - January 10, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI
Santolino Lorenzo (esp), Sherco TVS - January 10, 2021 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

08:38 Ross Branch de volta em movimento

O Ross Branch está de volta à corrida. O piloto do Botswana passou algum tempo a remendar a sua Yamaha após um acidente, mas conseguiu retomar a mesma, dando assim início a uma difícil recuperação de tempo.


Branch Ross (bwa), Yamaha, Monster Energy - January 10, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

08:41 Toby Price agarrado à liderança

Toby Price detém o melhor tempo provisório na primeira verificação, 28' à frente de Daniel Sanders e 31' à frente de Xavier De Soultrait. O vencedor da etapa da sexta-feira passada, Joan Barreda, perde pouco mais de um minuto, enquanto Kevin Benavides sem aparecer no primeiro WP.

Price Toby (aus), KTM, Red Bull KTM Factory - January 10, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

09:10 Benavides a morder nos calcanhares de De Soultrait

Kevin Benavides, o 15º piloto a iniciar o especial, está em quarto lugar na etapa, 34' atrás do líder Toby Price e 3' atrás de Xavier De Soultrait. O argentino tem agora Toby Price na mira, numa tentativa de compensar o seu défice de 2'16' para a liderança global.


09:28 De Soultrait cedendo 2'20' a Toby Price

Xavier De Soultrait já está a perder mais de dois minutos para Toby Price na segunda verificação de tempo. O francês está agora em quinto, atrás de Kevin Benavides, um dos seus principais rivais para o conjunto.

De Soultrait Xavier (fra), Husqvarna, HT Rally Raid - January 10, 2021 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

09:48 Duas Hondas muito perto de Toby Price

100 km na especial, Toby Price ainda lidera por 1'34' sobre Ricky Brabec e 2' sobre Kevin Benavides, com o estreante Daniel Sanders em quarto lugar a 2'04', Xavier De Soultrait ainda em quinto a 2'49' e outro francês, Adrien Van Beveren, mais 10 segundos atrás.


10:20 Toby Price ainda no comando enquanto a Barreda luta

148 km percorridos, Toby Price ainda lidera por 1'28' sobre Ricky Brabec e 1'51' sobre o estreante Daniel Sanders, que está a conseguir manter Kevin Benavides à distância. Entretanto, Joan Barreda está a lutar para abrir o caminho e já concedeu oito minutos a Price.


11:37 A etapa ainda está por decidir!

Toby Price ainda mantém a vantagem no km 242. O australiano tem sido capaz de se defender dos seus perseguidores até agora, mas a sua margem diminuiu para 18 segundos sobre Ricky Brabec e 58 sobre Kevin Benavides. Xavier De Soultrait está também na mistura a 1'36'. As margens continuam a ser muito pequenas!


12:00 Brabec avança para a liderança

Ricky Brabec ultrapassou Toby Price ao km 279 ! O americano lidera agora o seu rival australiano por 31' e Kevin Benavides por quase um minuto e meio. Xavier De Soultrait permanece em quarto lugar com menos de dois minutos de atraso.

Brabec Ricky (usa), Honda, Monster Energy - January 10, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

12:46 Benavides junta-se à festa

Kevin Benavides tomou as rédeas com menos de 100 km para terminar! O argentino, que tem o nariz ferido desde quinta-feira, derrubou o companheiro de equipa Ricky Brabec da liderança provisória e está agora 40' à sua frente. Toby Price está agora quase um minuto e meio atrás, enquanto Xavier De Soultrait permanece a uma distância impressionante de 1'35'.


12:59 Primeiras motos a atravessar a meta

Joan Barreda, Daniel Sanders e Ricky Brabec estiveram entre os primeiros pilotos a cruzar a linha de chegada. Estamos agora à espera que Kevin Benavides termine para descobrir quem leva hoje os louros.


13:19 Benavides fica sem energia

Uma viragem dramática dos acontecimentos no Dakar enquanto Kevin Benavides sai de possível vencedor da etapa ao acumular um défice de mais de 10 minutos com cerca de 50 quilómetros para percorrer. Toby Price está pouco menos de quatro minutos atrás do líder. Xavier De Soultrait está a aproveitar a situação para subir para o segundo lugar!


13:36 Brabec agarra a Vitória!

O vencedor do prólogo, Ricky Brabec, não tinha terminado no pódio desde o seu segundo lugar na etapa 2, mas o campeão em título contra-atacou hoje ao bater Ignacio Cornejo por 2'07' e Skyler Howes por 2'19'. Sam Sunderland ficou em quarto lugar, a pouco menos de três minutos do final.


14:16 Cornejo por um segundo!

Um único segundo separa Nacho Cornejo e Toby Price no final da fase 7. Sam Sunderland terminou em terceiro a 2'11' e Xavier De Soultrait terminou a 2'34' atrás. Pouco mais de 2'30' separou os 4 primeiros homens. A segunda semana parece muito promissora!


Rodrigues Joaquim (prt), Hero, Hero Motorsports - January 10, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

Os Portugueses terminaram a etapa em:

- J. Rodrigues (Hero) em 4.43.39 com +0.05.55

- R. Gongalves (Sherco Factory) em 5.08.32 com +0.30.48

- S.Buhlher (Hero) em 5.14.23 com +0.36.39



Na classificação geral a armada portuguesa segue agora em:

16º J. Rodrigues (subiu)

21º S. Buhler (manteve)

26º R. Gonçalves (subiu)


Classificação Etapa 7 Top 10



Classificação Geral Top 10