• Miguel Alexandre

Dakar 2021 - etapa 8 - Atribulada e desafiante

Mais uma etapa, desta vez com saída de Sakaka e chegada a Neom, e mais uma vitória para a Honda HRC com uma perseguição de muito, mesmo muito perto da KTM. O grande derrotado deste ano é sem dúvida a Yamaha. A marca histórica dos Dakar's não consegue alinhar a estratégia e a sorte. Ontém Branch teve um acidente onde a corrente saiu e teve uma quebra psicológica, pois já sabia que não ia conseguir recuperar a tempo de ficar nos lugares cimeiros perdendo quase uma hora. Depois de Short ter sido obrigado a desistir por ter recebido água na gasolina que viria a danificar o seu motor, agora foi Caimi, a sua Yamaha simplesmente desistiu obrigando-o à desistência. A Honda continua a somar vitórias nas etapas mas a KTM segue de muito perto, e devido à desistência de De Soultrait que teve um grave acidente com a sua Husqvarna, agora os primeiros 8 lugares são de pilotos Honda e KTM. Cornejo e Price lideram a prova com apenas um minuto de diferença, mas ainda faltam muitas etapas e tudo pode acontecer no Dakar. A caravana portuguesa continua com boas prestações e desta vez foi o luso-germânico que teve a melhor posição com um 10º lugar a 7'58'' do vencedor da etapa o chileno Cornejo.


Goncalves Dias Rui Jorge (prt), Sherco TVS, Sherco - - January 11, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

Hora local

07:10 Direcção Neom!

Após a primeira parte da etapa da maratona ter provado ser uma experiência cansativa para alguns, a segunda parte dará àqueles que ontem se acalmaram uma oportunidade de ganhar uma vantagem significativa. Um especial de 375 km espera os concorrentes na estrada para Neom, apresentando um percurso repleto de pedras e cheio de areia. Mais uma vez, os concorrentes terão de estar em alerta máximo para evitar erros de navegação, mecânicos e pneus furados!


Michek Martin (cze), KTM, Orion - Moto Racing Group (MRG) - January 11, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

07:35 Quatro homens em 2′30″ de diferença no topo!

O chileno Nacho Cornejo lidera a classificação geral por uma margem fina de um segundo sobre Toby Price. Sam Sunderland e Xavier De Soultrait estão a pouco mais de dois minutos de distância. Mas fiquem de olho na dupla Honda de Joan Barreda, que abriu o caminho ontem, e Kevin Benavides, que perdeu mais de dez minutos devido a um erro nos quilómetros finais. Finalmente, o vencedor da etapa no domingo, Ricky Brabec, conta terminar entre os 7 primeiros todos os dias até Jeddah e espera que isto faça o trabalho. A corrida de motos está muito renhida!


Sanders Daniel (aus), KTM, KTM Factory Team - January 11, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

07:40 Brabec começa o dia!

Ricky Brabec é o primeiro piloto a iniciar a segunda parte da etapa da maratona. O americano, que não esperava ganhar ontem, está a abrir caminho para o seu companheiro de equipa Nacho Cornejo e Skyler Howes. Como lembrete, Brabec está em oitavo lugar na classificação geral, com menos de um quarto de hora atrás do líder da categoria.


07:55 Toby Price é como o MacGyver

Toby Price danificou ontem o seu pneu traseiro durante a primeira parte da etapa da maratona. No entanto, o australiano, que está apenas um segundo atrás de Nacho Cornejo na classificação geral, encontrou uma solução ao fixar o seu pneu com anilhas!


08:36 Toby Price vai lançado!

No primeiro ponto de verificação, Toby Price ocupa provisoriamente o primeiro lugar. O australiano lidera Ricky Brabec, que teve de abrir o caminho aos seus rivais, o líder geral da classificação Nacho Cornejo e Xavier De Soultrait. Contudo, outros protagonistas que começaram mais tarde ainda não chegaram ao primeiro WP, tais como Joan Barreda ou de Kevin Benavides.


Price Toby (aus), KTM, Red Bull KTM Factory Team - January 11, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

9:05 Barreda faz todas as paragens

Joan Barreda, que sofreu danos nos pneus ontem, subiu para a segunda posição no primeiro ponto de verificação, apenas 12'' atrás de Toby Price. O espanhol avançou para a frente dos seus dois companheiros de equipa Honda, se contarmos com Xavier De Soultrait e Kevin Benavides, seis pilotos estão dentro do mesmo escalão de 30 segundos.


09:16 Brabec perde terreno

Ricky Brabec, abrindo hoje o caminho, perdeu 1'40'' para Joan Barreda no segundo ponto intermédio. Apesar das reparações de bricolage num pneu traseiro danificado, Toby Price é o segundo, apenas 21'' atrás do seu rival espanhol. Nacho Cornejo também não está muito atrasado a apenas 32'' atrás do líder de etapa.


09:39 Barreda continua na mesma linha

Após 122 km, Joan Barreda ainda lidera, 21'' na frente de Toby Price e 37'' na frente de Nacho Cornejo. O espanhol está a recuperar um tempo valioso sobre alguns pilotos à sua frente na classificação geral: quase 1'30 sobre Ricky Brabec, 2'' sobre Xavier De Soultrait ou mais de 3'' sobre Sam Sunderland.


10:05 Price, Cornejo e Barreda separados por um muito pouco

Após 161 km, Toby Price recuperou a liderança, mas apenas em dois segundos sobre Joan Barreda. O líder geral da classificação Nacho Cornejo ocupa o terceiro lugar, apenas 19'' atrás do australiano, enquanto Kevin Benavides e Matthias Walkner se vão aproximando deles.


Walkner Matthias (aut), KTM, Red Bull KTM - January 11, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

10:21 Agora é a vez de De Soultrait fazer reparações

Depois de Toby Price e dos seus problemas na roda traseira, agora Xavier De Soultrait teve de fazer reparações de stop-gap com anilhas, mas desta vez na sua roda dianteira. Após 190 km, o piloto Husqvarna perdeu mais de três minutos para Toby Price.


De Soultrait Xavier (fra), Husqvarna, HT Rally Raid - January 11, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

10:41 Top 3 em 30 segundos!

Após 225 km, Toby Price ainda possui uma vantagem de dez segundos sobre Nacho Cornejo. Joan Barreda está pronto para atacar, apenas 24'' atrás. Kevin Benavides, Matthias Walkner e Sam Sunderland ainda não conseguiram ultrapassar a distância e juntar-se à batalha, enquanto Ricky Brabec, o vencedor de ontem, perdeu mais de três minutos e está apenas em segundo à frente de Xavier De Soultrait.


11:32 Motor avariado para Caimi

A equipa Yamaha sofreu outro golpe! Depois de Ross Branch ontem, que caiu e perdeu tempo valioso, agora Franco Caimi deparou-se com o infortúnio. O motor do argentino desistiu após 282 km e não consegue repará-lo.


Caimi Franco (arg), Yamaha, Monster Energy - January 11, 2021 - Photo Florent Gooden / DPPI

11:36 Price mantém a vantagem

Toby Price continua à frente de Nacho Cornejo com um pouco mais de 100 km até à linha de chegada. Joan Barreda está apenas 49'' atrás do seu rival australiano. Kevin Benavides persegue Price com 1'26'', enquanto Matthias Walkner e Sam Sunderland estão ambos mais de dois minutos atrás do actual líder da etapa.


11:48 As primeiras motos já terminaram!

Nacho Cornejo e Ricky Brabec já chegaram à linha de chegada no especial do dia, mas o vencedor da etapa não será conhecido até Toby Price ou Kevin Benavides terem terminado.


Benavides Kevin (arg), Honda, Monster Energy - January 11, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

11:51 Xavier de Soultrait está fora da corrida

O cavaleiro Husqvarna, que começou o dia na 4ª posição na classificação geral, sofreu uma queda desagradável após 267 km do especial. A equipa médica veio em seu auxílio e transportou o cavaleiro, que não tinha perdido a consciência, para o hospital de Tabuk para os raios X.


12:12 Primeira vitória do ano para a Cornejo

É agora a vez de Nacho Cornejo desfrutar de uma vitória numa este ano. O chileno, que começou na segunda posição, completou a etapa da maratona com uma vantagem de um pouco mais de um minuto sobre Toby Price e, como resultado, agora ostenta a mesma lacuna sobre o seu rival australiano na classificação geral, tornando este um bom dia para o piloto da Honda HRC!

Cornejo Florimo (CHL) HRC Honda - January 11, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI
Rodrigues Joaquim (prt), Hero, Hero Motorsports - January 11, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

Os Portugueses terminaram a etapa em:

- S.Buhlher (Hero) em 3.16.38 com +0.07.58

- J. Rodrigues (Hero) em 3.40.37 com +0.31.57

- R. Gongalves (Sherco Factory) em 3.59.59 com +0.51.19


Na classificação geral a armada portuguesa segue agora em:

16º J. Rodrigues (manteve)

19º S. Buhler (subiu)

25º R. Gonçalves (subiu)

Classificação Etapa 8 Top 10



Classificação Geral Top 10