• Miguel Alexandre

Dakar 2021 - etapa 9 - Fatídico dia 12 - Paulo Gonçalves

É com grande entusiasmo que começo todos os artigos, no entanto este está a ser muito difícil... Faz hoje exatamente 1 ano que acordámos com a triste notícia do acidente e da perda do enorme Paulo Gonçalves.

Passámos tantos anos a olhar para as suas imagens, para as suas vitórias...sempre com aquela curiosidade de ver as listagens para saber que tempo tinha feito o Speedy e quanto faltaria para ele poder ganhar o Dakar. A sua enorme humildade, que parava para ajudar quem quer que fosse, nem que isso implicasse a perda da etapa que deixava boquiabertos todos os estrangeiros que não conseguiam perceber os seus actos de amor e compaixão para com os outros . O entusiasmo que nos transmitia a todos os fãs do Dakar e das motos com o seu enorme sorriso e... como tudo desmoronou naquela fatídica manhã que nos deixou com o coração literalmente nas mãos. Não queria acreditar quando vi a noticia...parece que foi ontem e... torna-se complicado muitas vezes, olhar para o Dakar e não ver o teu nome...

Recordar-te-emos para sempre! Obrigado!



Este ano, além da fantástica representação da armara portuguesa e da grande homenagem que o seu cunhado Joaquim Rodrigues está a prestar, todos estávamos com um enorme carinho por Toby Price. Toby que hoje ía usar o número do Paulo Gonçalves e que levava a bandeira australiana e portuguesa no seu capacete em homenagem ao Speedy. No entanto a manhã ficou marcada por maus motivos, hoje Toby Price ao km 155 teve uma queda dura que o feriu no braço e no ombro, sendo obrigado a ser transportado de helicóptero ao hospital o que levou à sua desistência na prova. Esperamos pela suas rápidas melhoras e deixo-lhe aqui um enorme obrigado pela homenagem que ele fez ao Speedy e a todos os portugueses.


Quem ficou assim com as portas abertas para a vitória foi a equipa da Honda que leva os três lugares cimeiros com as suas motos. E quando parece que as coisas não podiam piorar para a Yamaha eis que o motor da Yamaha de Ross Branch avaria, sem reparação possível para o piloto, o que o obriga a desistir da prova. Neste momento a Yamaha Factory tem apenas Van Beveren em prova.



Hora Local

07:25 Um passeio à beira-mar...

Os primeiros quilómetros da etapa do dia vão ocorrer ao longo da costa do Mar Vermelho, depois seguirão para caminhos mais rápidos e trilhos arenosos, antes de regressar a Neom. Mesmo que o pano de fundo deste especial pareça idílico, será no entanto um dos mais exigentes da 43ª edição do Dakar. Os concorrentes terão de ter cuidado com as dificuldades de navegação, mas também com os problemas mecânicos e as perfurações.


07:36 Cornejo abre o caminho

Embora ontem o papel tenha sido desempenhado por Ricky Brabec, hoje é a vez de Nacho Cornejo abrir o caminho para os seus rivais pela primeira vez este ano. Além disso, até agora, ninguém conseguiu transformar esta posição numa vitória em palco. Cornejo pode muito bem surpreender e aumentar ainda mais a sua liderança na classificação geral. No entanto, ele terá de estar atento a Toby Price, o seu perseguidor mais próximo, bem como aos seus companheiros de equipa Kevin Benavides e Joan Barreda, que perderam ambos um tempo precioso na segunda-feira e procurarão recuperá-lo.


Cornejo Florimo Jose Ignacio (chl), Honda, Monster Energy - January 12, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

07:50 A Cornejo está no início

Nacho Cornejo é o primeiro a receber as ordens de entrada no nono especial. Será que o chileno, que lidera a classificação geral por pouco mais de um minuto na frente de Toby Price, será capaz de manter este estatuto e, mais uma vez, lutar pela vitória?


08:31 Toby Price já retirou alguns segundos a Cornejo

Toby Price lidera no primeiro WP, com uma vantagem de 48'' sobre Nacho Cornejo e a outra Honda pilotada por Ricky Brabec. Joan Barreda, quinze minutos atrás na classificação geral, está em segundo lugar por enquanto, 31'' atrás do australiano.


January 12, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI
Price Toby (aus), KTM, Red Bull KTM Factory

08:59 A navegação complicada pode baralhar contas...

Toby Price e Joan Barreda parecem ter encontrado algumas dificuldades no início do especial. Após 63 km, o australiano perdeu 1'10'', enquanto o espanhol perdeu praticamente o mesmo período de tempo. O trio Honda de Nacho Cornejo, Ricky Brabec e Kevin Benavides lideram actualmente a batalha e estão dentro do mesmo minuto. No entanto, terão de estar atentos a Adrien van Beveren, que atingiu o primeiro WP apenas 43'' atrás...


09:21 Van Beveren lidera o clã Yamaha

O 43º Dakar é uma edição difícil para a Yamaha! Após as retiradas de Andrew Short, Franco Caimi e Jamie McCanney, Adrien van Beveren e Ross Branch são os dois restantes representantes oficiais da construtora japonesa. Após 63 km, é o francês que hasteia a bandeira da marca, subindo para a quarta posição, um minuto atrás de Nacho Cornejo.


09:49 Motor avariado para Branch

Depois de Franco Caimi ontem, agora o Ross Branch caiu em desgraça de problemas no motor. O homem do Botswana é incapaz de o reparar, o que significa que é mais um golpe para a Yamaha!


10:11 Queda para Toby Price

Toby Price despenhou-se após 155 km e feriu o seu braço e ombro esquerdos. É um duro golpe para o australiano que estava apenas um minuto atrás de Nacho Cornejo na classificação geral. Graças a isso o espanhol voltou à liderança do palco, após 157 km.


10:33 Cornejo mantém o ritmo

Após 157 km, Nacho Cornejo lidera Kevin Benavides por 51''. Luciano Benavides está em terceiro lugar, 3'42'' atrás, com menos de um minuto de vantagem sobre a Yamaha montada por Adrien van Beveren. Ricky Brabec, que parou para ajudar Toby Price após a sua forte queda, perdeu mais de 20 minutos, mas deve ser anulado no final da etapa pelos oficiais da corrida.


Cornejo Florimo Jose Ignacio (chl), Honda, Monster Energy - - January 12, 2021 - Photo Julien Delfosse / DPPI

10:37 Preço transportado por via aérea para Tabuk

Toby Price foi levado para o hospital em Tabuk para radiografias e, portanto, foi forçado a abandonar a corrida prematuramente devido ao seu acidente.


11:09 Cornejo mantém os seus rivais à distância

Após 198 km, Nacho Cornejo detém uma vantagem de pouco menos de um minuto sobre Kevin Benavides. Luciano Benavides, a seguir a Cornejo por 4'31 está por enquanto fora do alcance de Adrien van Beveren, que está mais de sete minutos atrás do líder da etapa. No entanto, deve ser dada atenção aos tempos de Ricky Brabec e Sam Sunderland que perderam 15 e 14 minutos, respetivamente, enquanto esperavam com Toby Price pela chegada da assistência médica.


Sunderland Sam (gbr), KTM, Red Bull KTM Factory - January 12, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

11:48 Benavides ganha a frente a Cornejo

Após 239 km, Nacho Cornejo perdeu mais de dois minutos para Kevin Benavides, que passou para a liderança. Luciano Benavides, irmão de Kevin, completa os três primeiros, 3'37'' atrás do seu irmão. Adrien van Beveren ocupa ainda a quarta posição, mais de sete minutos atrás.


12:15 Dificuldades para Barreda

Joan Barreda parece estar em maiores dificuldades do que os seus rivais no especial do dia. Embora estivesse no grupo da frente ao longo dos primeiros quilómetros, o espanhol tinha recuado 15 minutos antes de completar 200 km. No entanto, ele está a tentar recuperar o tempo, porque depois de 237 km, segue agora Kevin Benavides por 13'47''.


Barreda Bort Joan (esp), Honda, Monster Energy - January 12, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

12:37 Luciano Benavides cai

Luciano Benavides, que estava em terceiro lugar após 239 km, despenhou-se após 242 km. O argentino feriu o ombro e foi transportado de helicóptero para o hospital de Tabuk.


13:14 Benavides martela a sua vantagem

Após 320 km, Kevin Benavides ainda lidera Nacho Cornejo, mas agora tem uma vantagem de 2'33''. Adrien van Beveren aproveitou a queda de Luciano Benavides para passar para o terceiro lugar, 9'35'' atrás do líder. Matthias Walkner está na esteira do francês, apenas vinte segundos atrás. Contudo, mais uma vez, esta classificação não tem em conta o tempo que Ricky Brabec e Sam Sunderland irão recuperar no final da etapa.


13:40 Cornejo chega ao fim

Nacho Cornejo acaba de chegar à linha de chegada no especial do dia. O chileno tem poucas probabilidades de ganhar, porque o seu companheiro de equipa Kevin Benavides ostentava uma vantagem de mais de dois minutos sobre ele no último ponto de controlo de tempo. Além disso, o resultado terá de ter em conta o tempo recuperado por Ricky Brabec e Sam Sunderland, a fim de apurar o resultado deste especial cheio de acontecimentos!


Brabec Ricky (usa), Honda, Monster Energy - January 12, 2021 - Photo Frédéric Le Floc’h / DPPI

14:47 Kevin Benavides vence (provisoriamente...)

Embora Ricky Brabec e Sam Sunderland devam ambos recuperar quinze minutos no final do dia, ambos já terminaram mais de 20' atrás do piloto mais rápido do dia. A vitória na etapa deverá, portanto, ir para Kevin Benavides pela segunda vez este ano.


Goncalves Dias Rui Jorge (prt), Sherco TVS - January 12, 2021 - Photo Julien Delfosse / DPPI
Bühler Sebastian (ger/prt), Hero, Hero Motorsports - January 12, 2021 - Photo Antonin Vincent / DPPI

Os Portugueses terminaram a etapa em:

- J. Rodrigues (Hero) em 5.21.03 com +0.31.48

- S.Buhlher (Hero) em 5.47.43 com +0.58.28

- R. Gongalves (Sherco Factory) em 6.35.13 com +1.45.58


Na classificação geral a armada portuguesa segue agora em:

12º J. Rodrigues (subiu)

16º S. Buhler (subiu)

22º R. Gonçalves (subiu)


Classificação Etapa 9 Top 10



Classificação Geral Top 10