
Miguel Alexandre
Dakar 2021 - etapa 5 - Honda ganha terreno
Atualizado: 8 de jan. de 2021
Bem-vindos à 5º etapa do Dakar, para muitos a mais difícil este ano. Apesar de que os 20 primeiros estão separados por menos de 20 minutos a Honda HRC começa a ganhar vantagem e nota-se claramente ( e já foi assumido) que a KTM não tem tomado a melhor estratégia até agora. No entanto ainda é cedo para determinar vencedores. Tudo pode acontecer afinal de contas isto é o Dakar! Esta etapa foi marcada por algumas quedas mas sobretudo por imensas dificuldades na navegação com a maioria dos pilotos a desviar-se do caminho correto e a perder muitos minutos, até ao final da prova estava complicado de saber exatamente quem tinha sido o vencedor, a prova está muito animada.


Infelizmente ontem a noite surgiram as primeiras noticias de que o indiano da Hero Santosh (colega de equipa do português Joaquim Rodrigues) caiu cerca do km 135, numa zona de cascalho. Suspeita-se de ferimentos intracranianos, foi induzido em coma e está com vigilância 24h. De acordo com relatos, ele estava consciente quando os paramédicos chegaram ao local antes de ser levado a correr para o hospital em Riade. Esta foi a sétima tentativa de Santosh no Rally Dakar.
O incidente ocorreu na mesma etapa em que no ano passado, o nosso querido Paulo Gonçalves, também com a mota da Hero Motorsport, perdeu a vida. Esperamos que Santosh recupere rapidamente, as nossas preces estão com ele e com a sua família.

Hora Local 06:45 Barreda abre a etapa
Joan Barreda é mais uma vez responsável pela abertura da estrada e, a julgar pelas performances anteriores, isto definitivamente não deve tocar a seu favor. No entanto, o espanhol tem mostrado que sabe lidar com etapas tão extenuantes como esta. Xavier De Soultrait, aos comandos da Husqvarna, detém a liderança geral graças à sua consistência desde o início do rali.
06:52 Várias desistências após a quarta etapa
Três concorrentes não iniciarão as ordens de partida para a 5ª etapa deste 43º Dakar, começando por CS Santosh, o piloto da Hero Motorsports Team que sofreu uma má queda no início do especial de ontem. O estreante Interno Tiziano e Eric Martinez também não irá começar na categoria de motos.
07:02 Barreda inicia o quinto especial
O vencedor de quarta-feira Joan Barreda é obviamente o primeiro a começar na quinta-feira, quando a corrida se dirige em direção a Al Qaisumah. Ross Branch, que terminou em segundo lugar ontem, começa no entanto em quarto após a recepção de uma penalização de 1 minuto. O estreante Daniel Sanders será o primeiro a seguir o piloto espanhol da HRC.

07:25 Cuidado com Brabec
Ricky Brabec não estava à procura da vitória ontem, mas o seu objectivo era pôr fim ao efeito iô-iô nos seus resultados. Para o detentor do título, o objectivo de hoje será atacar a fim de voltar a estar entre os três primeiros antes do dia de descanso. Afinal, ele pode muito bem ocupar o 15º lugar na classificação geral, mas apenas 16'21'' o separa do líder Xavier De Soultrait...

07:41 Sabia que...
Com uma vitória na quarta etapa, Joan Barreda passou o total de Marc Coma e agora orgulha-se de 26 vitórias em especiais. Apenas Stéphane Peterhansel e Cyril Desprès (cada um com 33 vitórias), bem como o seu compatriota Jordi Arcarons (27 vitórias), têm mais. Com certeza que ele quer aumentar este número...
07:49 Pequeno desvio para Sanders
Daniel Sanders desviou-se ligeiramente do caminho correcto após vinte quilómetros. O australiano já perdeu mais de 8' para Joan Barreda no primeiro ponto de controlo, tornando este um início difícil para a especial do novato!

08:23 Benavides assume a liderança
No primeiro ponto de controlo, Kevin Benavides lidera a prova. O argentino possui apenas uma vantagem de sete segundos sobre José Ignacio Cornejo. Joan Barreda ocupa o terceiro lugar, 17'' atrás. Xavier De Soultrait, perdeu pouco mais de um minuto até agora.
08:27 Quintanilla também se perde
Agora é a vez de Pablo Quintanilla tomar o caminho errado. Após vinte quilómetros, o chileno fez um desvio de quase 2 km, fazendo-o perder aproximadamente 13' no primeiro ponto de controlo! Este Km 20 está a fazer várias vitimas na navegação.

08:31 Enorme perda de tempo para Barreda
Joan Barreda foi terceiro no primeiro ponto de controlo, mas também fez um desvio antes de se juntar novamente ao percurso após 74 km, o que resultou em 17 minutos perdidos! Isto significa que uma segunda vitória consecutiva parece improvável para o piloto da HRC.
08:48 Van Beveren e Caimi também se desviam do caminho certo
A navegação parece ser hoje complicada para as motos! Adrien van Beveren e o seu companheiro de equipa Franco Caimi também tomaram a direcção errada após 65 km e perderam tempo precioso.
09:16 Cornejo avança para a liderança
Nacho Cornejo evitou as armadilhas no início desta especial e está agora na frente no segundo ponto de verificação (após 74 km). Xavier De Soultrait ocupa actualmente o segundo lugar, 5'27'' atrás. Kevin Benavides ocupa o terceiro lugar, com 5'35'' de atraso, à medida que as brechas começam a abrir-se.

09:41 De Soultrait perde terreno
Após 121 km, Nacho Cornejo continua na frente com uma vantagem de 4'17'' sobre o seu colega de equipa Kevin Benavides, que se encontra agora na segunda posição. Atrás do guiador da sua Sherco, Lorenzo Santolino, que desistiu do rali no ano passado devido a um cotovelo magoado, encontra-se actualmente em terceiro lugar, 8'39'' atrás do líder do palco. Xavier De Soultrait está em quarto lugar, logo atrás do espanhol.

11:27 Uma explosão de esforço de Sunderland
Enorme, Sam Sunderland continua a subir de novo na disputa! O vencedor em 2017 ultrapassou Xavier De Soultrait e, após 250 km, está agora 5'23'' atrás de Nacho Cornejo, que permanece inabalável na frente. De Soultrait está agora em quinto lugar, 6'31'' atrás do líder do palco.

12:16 Benavides avança à frente da Cornejo
Nacho Cornejo parecia estar a caminho da vitória após uma pilotagem cheia de controlo sobre os primeiros 250 quilómetros, mas o seu companheiro de equipa, Kevin Benavides, tinha outros planos. O argentino, que estava no pódio na primeira etapa, avançou na frente após 292 km e agora ostenta uma vantagem de um minuto sobre Cornejo. Lorenzo Santolino ainda ocupa o terceiro lugar e mantém uma vantagem de 2 minutos sobre Sam Sunderland.
12:20 Toby Price está a ganhar lugares
Toby Price surpreendeu ao colocar a sua KTM na quinta posição após 292 km, apenas um minuto atrás do seu companheiro de equipa Sam Sunderland, na quarta posição. Xavier De Soultrait ocupa a sexta posição, 7' atrás do líder do palco.
12:44 Benavides cai mas retoma a etapa
Kevin Benavides caiu após cerca de 330 km e feriu o nariz. O Argenino conseguiu retomar a corrida, mas Nacho Cornejo deve poder aproveitar este percalço para recuperar o primeiro lugar...
13:18 As primeiras motos chegam ao fim
Com alguns pilotos já na linha de chegada da especial do dia, Kevin Benavides ainda lidera após 400 km, apesar de uma queda e de um nariz ferido. Ele lidera na frente de Nacho Cornejo, Lorenzo Santolino e Toby Price por mais de dois minutos. Quanto a Sam Sunderland, ele está duas vezes mais atrás na quinta posição.

13:45 Benavides ganha e assume a liderança!
Em cada uma das suas últimas quatro participações no Dakar, Kevin Benavides ganhou sempre pelo menos uma especial, excepto na edição de 2020, e hoje o argentino continuou esta tradição, apesar de uma queda e de uma lesão no nariz. Graças a ter terminado mais de sete minutos à frente de Xavier De Soultrait, o piloto da HRC também assumiu a liderança na classificação geral, 2'31'' à frente do francês.

Os Portugueses terminaram a etapa em:
- S.Buhlher (Hero) em 5.40.14 com +0.30.24
- J. Rodrigues (Hero) em 5.41.41 com +0.35.51
- R. Gongalves (Sherco Factory) em 6.08.14 com +0.58.24
Na classificação geral a armada portuguesa segue agora em:
19º J. Rodrigues (desceu)
20º S. Buhler (subiu)
28º R. Gonçalves (manteve)
Classificação etapa 5 Top 10
