• Miguel Alexandre

KTM 1290 SUPER ADVENTURE S - A aventura recomeça agora!

Atualizado: 2 de fev. de 2021

Janeiro está a ser um mês fabuloso para os amantes de motos, as marcas estão a lançar no mercado modelos cada vez mais avançados e que nos deixam com água na boca! A KTM não pára e apresentou uma terceira geração de modelos mais de 1000cc, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE S. É a Moto Adventure tecnologicamente mais avançada de sempre a colocar as rodas fora da linha de produção em Mattighofen, Áustria. Forjada para proporcionar os benefícios de um desportista-turista versátil com diligência à ergonomia e ao conforto em qualquer terreno, em resumo, é uma moto Adventure de alto desempenho de última geração.


photography by Rudi Schedl

Ergonomia redesenhada

Centrando-se no manuseamento mais aguçado, a nova KTM 1290 SUPER ADVENTURE S introduz uma revisão do chassis que melhora ainda mais a distribuição do peso e a agilidade de condução. Uma sensação de curva mais acentuada é conseguida movendo a cabeça de direcção para trás em 15 mm e recolocando a secção frontal do motor. Além disso, o braço oscilante de maior abertura contribui para uma sensação mais estável sob aceleração. O subquadro foi concebido para proporcionar uma altura de assento mais baixa sem sacrificar a durabilidade ou a praticidade.


Ao redor do condutor está um novo depósito de combustível de 23 litros sem chave (keyless) e um conjunto de carroçarias que aumentam a sensação de agilidade da moto. Cada centímetro do painel foi analisado a fim de não impedir a sensação de pilotagem. Proporcionando conforto adicional para os longos passeios, o novo banco é de dois níveis e ajustável em 20 mm. Também personalizáveis são as alavancas do guiador, o novíssimo TFT e o pára-brisas que foi desenvolvido através de testes em túnel de vento e pode ser deslocado em 55 mm. Globalmente, o KTM 1290 SUPER ADVENTURE S distingue-se pela sua centralização inferior de massas e equilíbrio de peso refinado. Implora para ser montado com força ou acariciado para acelerar em longas distâncias.


photography by Rudi Schedl

Tecnologia para aumentar o desempenho

A regulação da viagem é a nova geração de ajudas eletrónicas com um nível menos intrusivo de controlo da tracção em RAIN, STREET, SPORT, OFFROAD e um modo RALLY actualizado (opcional). Para o levar para o melhor terreno de equitação com menos barulho, o KTM 1290 SUPER ADVENTURE S introduz um inovador sistema Adaptive Cruise Control como padrão para 2021. Desenvolvido em colaboração com a Bosch, o sistema baseado em radar ajusta automaticamente a distância segura ao tráfego à frente de acordo com cinco fases que podem ser definidas com os interruptores do guiador redesenhados.


photography by Rudi Schedl

A experiência de condução é ainda mais reforçada com o novíssimo visor TFT de 7" que está ligado a uma nova Unidade de Conectividade para o emparelhamento sem descontinuidades de smartphones. A vista maior do painel de instrumentos tem sistemas de menu mais rápidos e práticos, bem como infográficos estéticos claros para indicar claramente várias secções da bicicleta. O painel de instrumentos assenta em cima de um departamento de armazenamento redesenhado com uma tomada de carregamento USB. Para comunicar com o novo visor, o KTM 1290 SUPER ADVENTURE S vem com todos os novos interruptores em ambos os lados do guiador, que oferecem uma experiência de utilização mais adequada. Um novo conjunto de botões de selecção rápida e favoritos permitirá mudanças de configuração na hora e enquanto o condutor se mantém concentrado nas estradas que se avizinham.



Componentes avançados

O coração da KTM 1290 SUPER ADVENTURE S é o V-twin revisto e em conformidade com o Euro5. O alargamento do motor de 160 cv e 138 Nm vem num formato mais leve (-1,6 kg) graças a caixas de motor mais finas e um novo circuito de óleo. O motor respira através de um escape de duas cabeças melhorado e mudanças com um mecanismo de engrenagem PANKL revisto que traz grandes melhorias no Quickshifter+ opcional.


Novos pistões aumentaram ainda mais a fiabilidade e toda a unidade mantém um melhor arrefecimento graças a um novo sistema água/óleo. Os dois novos radiadores funcionam com a carroçaria redesenhada para canalizar o ar quente para longe das pernas do piloto. Intervalos de manutenção de 15.000 km e baixo consumo de combustível.


photography by Rudi Schedl

Além disso, o Controlo de Tracção de Motociclos tem dois controladores diferentes, um para o deslizamento das rodas e outro para o ângulo de inclinação, com os seus próprios dados e estratégias de correcção. Os sistemas Cornering ABS e Offroad ABS são produtos do novo Controlo de Estabilidade da Bosch, enquanto que a Regulação do Deslizamento é opcional.


Parte da gama actualizada de KTM PowerParts especificamente concebida para o KTM 1290 SUPER ADVENTURE S é o pacote Suspension Pro que oferece amortecimento individual para o garfo e o choque, ajuste automático de pré-carga e um ajuste on/off Anti Dive. Com o Pacote de Rally adicional com o modo de pilotagem RALLY e o respectivo ajustador de patinagem MTC, todas as características do Suspension Pro e do Pacote de Rally juntamente com o Quickshifter+, o Motor Slip Regulation, o Hill Hold Control e a luz de travagem adaptativa estão incluídas no Pacote Técnico tudo-em-um.


photography by Rudi Schedl

Esta nova KTM 1290 SUPER ADVENTURE S trás claramente argumentos para tentar destronar a mãe de todas as Adventures a BMW R 1250 GS. Será que desta vez a KTM vai conseguir? A verdade é que a BMW com a sua gama GS está muito bem implementada em todos os mercados graças ao seu motor boxxer e à sua fiabilidade mas sem dúvida que esta KTM trás muitos argumentos para se equiparar e quem sabe superar a concorrência.


photography by Rudi Schedl



Posts recentes

Ver tudo