• Miguel Alexandre

Lançamento da Nova KTM DUKE 890 - Desta Vez Mais Acessível?


É difícil acreditar que a linha KTM 890 tenha sido introduzida há apenas um ano - provavelmente porque 2020 durou imenso ou será que já terminou?! A equipa Laranja conseguiu marcar o segmento com a 890 Duke R, inicialmente revelada na EICMA 2019 e depois oficialmente lançada na Primavera de 2020. A família 890 Adventure seguiu-se seis meses mais tarde, em Outubro do mesmo ano.


Embora pensássemos que a lista da 890 já estava bastante completa, a KTM aparentemente pensou que faltava alguma coisa. É por isso que um ano após o lançamento do 890 Duke R, a KTM introduziu a não-R 890 Duke.



A nova 890 tem o mesmo motor 889cc paralelo introduzido há um ano com a 890 Duke R. No entanto, enquanto a R produz 121 cavalos de potência e 98 Nm de torque, a "não-R" é a nova linha de base com uma potência de 115 cavalos de potência e 92 Nm de torque.


A estrutura de aço-cromo-molibdénio com subestrutura de alumínio fundido que utiliza o motor como um membro de apoio. Como habitual na KTM as suspensões são WP Apex que inclui um garfo invertido de 43mm e um mono choque. Os travões Brembo da Duke R são substituídos por componentes da marca KTM e um par de discos de 300 mm à frente. As rodas de liga leve fundida com raios y revestidas a laranja são encaixadas nos pneus Continental ContiRoad.



Em termos de desenho, a Duke e a Duke R são praticamente iguais, excepto pela ausência de uma cobertura de assento de passageiro e os pés de passageiro de série no modelo de base. O assento é também ligeiramente mais baixo para tornar a moto mais acessível a uma maior variedade de utilizadores.


A entrada base da 890 Duke também apresenta um ecrã TFT e apresenta três modos de condução padrão (Rain, Street, and Sport) e um modo opcional Track. A moto também vem com um conjunto completo de tecnologias incluindo controlo de tracção (com nove níveis de ajuste), ABS de curva, um sistema anti-cavalinhos, e resposta ajustável do acelerador.



Os preços e disponibilidade da nova KTM 890 Duke serão confirmados brevemente, mas será certamente abaixo da sua irmã R que tem um valor base na ordem dos 14.400€.

Posts recentes

Ver tudo