• Miguel Alexandre

Nova SUZUKI HAYABUSA 2022! Sim, está de volta! 1340cc!

Aqui há sensivelmente um mês falamos em como a Suzuki estava tremendamente silenciosa e sem novidades, ainda para mais tendo em conta que eles acabaram de festejar o 100º Aniversário da Marca. No entanto eles estavam a preparar uma enorme surpresa! E como nos surpreenderam! Já havia alguns rumores online da possibilidade de uma nova "Busa" poder chegar ao mercado, mas não imaginámos que fosse já! Ainda bem!

"Queima borracha, não a tua alma!" - Uma frase mítica, marcada pelo filme Biker Boys em 2003 que colocou a Hayabusa em destaque, muitos de nós na altura (eu incluído) eramos pequenos adolescentes e o filme foi a única maneira de "sentir" o poder da "Busa". Dado que a Internet não era o que é hoje e era extremamente díficil de ver uma na estrada, foi por aí que ela foi entrando nos nossos corações, e agora praticamente 20 anos depois a nova Hayabusa entra na 3º Geração. Mantendo o seu estilo icónico, a Suzuki Hayabusa de 2022 funde duas gerações de eloquência, resultando no Hayabusa mais rápida, tecnologicamente mais avançada, e aerodinâmica até agora.


A Hayabusa 2022 é movida por um motor de quatro cilindros em linha, completamente actualizado e refinado, alojado num novo chassis, gerido por um conjunto robusto de novos melhoramentos electrónicos, e envolto numa carroçaria aerodinâmica deslumbrante que é distintamente a marca da Hayabusa.



O desempenho do motor foi aumentado de modo que a Hayabusa acelere de forma mais rápida e suave, cumprindo ao mesmo tempo as normas Euro 5. O controlo do condutor é expandido através do sistema Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.) da Hayabusa. O fornecimento de potência ajustável do motor, controlo de tracção, cruise control, launch control, quick shifter ambidireccional , e sistemas de travagem combinados ABS e travagem combinada de ambos os travões, que oferecem ao piloto da Hayabusa opções inigualáveis sobre como a viagem se irá desenrolar. Apesar de ainda não está confirmado, sub-entende-se que irá haver 2 versões de motorização, uma "normal" com 1340cc e uma versão "turbo charged" com turbo à semelhança da Kawasaki H2R


A Hayabusa 2022 tem mais de 550 peças novas ou redesenhadas, todas com o objectivo de proporcionar a derradeira e equilibrada experiência de motociclismo desportivo. A história da moto repete-se quando todos os olhos se voltam para a Suzuki Hayabusa; outro testemunho do século de dedicação da Suzuki à criação de arte enquanto constrói o produto de melhor desempenho que é inigualável em qualidade, fiabilidade, e valor. O Hayabusa, tal como o seu homónimo falcão-peregrino, sobe acima de tudo mais uma vez.


Características principais


O Hayabusa permanece imediatamente reconhecível à sua forma, que foi re-desenhada mas manteve detalhes claros das suas precedentes, para trazer uma aparência sofisticada à icónica Hayabusa. A equipa de design da Suzuki incorporou linhas e formas distintas para alcançar uma expressão de requinte e desempenho final.


Totalmente redesenhado, o lendário motor Hayabusa 1340cc, de quatro cilindros, DOHC, é alimentado por novas peças de acelerador electrónicos "Ride-by-Wire" com injectores duplos de combustível alimentando cada cilindro, misturando-se com ar pressurizado do Suzuki Ram Air Direct (SRAD) no nariz da carenagem aerodinâmica. O novo sistema de escape do silenciador duplo simétrico é mais leve, com melhor fluxo e uma nota de escape estimulante. O cárter a combota foram revistos com novas passagens de óleo para aumentar a lubrificação em várias áreas chave. O design da câmara de combustão - Twin Swirl Combustion Chamber (TSCC) - na cabeça do cilindro é alterado para promover uma queima mais rápida e mais eficiente da mistura combustível-ar. A alteração complementa outras actualizações do grupo de válvulas, aumentando o coeficiente de fluxo em 5% para melhorar a eficiência da combustão. Válvulas super leves de titânio com novas molas com maior velocidade correspondem às alterações na árvore de cames para manter o controlo preciso das válvulas.


Os melhoramentos na estrutura de alumínio de calibre super-moto, twin-spar da Hayabusa resultam numa condução mais estável com um manuseamento ágil que pode ser personalizado através da suspensão ajustável fornecida pela KYB. A aerodinâmica optimizada e a protecção contra o vento proporcionam conforto enquanto o melhor desempenho da travagem inspira confiança ao piloto.


A Hayabusa emprega uma versão avançada do Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.); uma colecção abrangente de ajudas electrónicas ao condutor como Cruise Control e sistemas bidireccionais de deslocação rápida de mudança (quickshifter) que podem optimizar e personalizar as características de desempenho da moto para corresponder às condições e desejos do condutor. A Hayabusa oferece este conjunto premium de ajudas que aumenta simultaneamente o desempenho e o conforto à medida que os pilotos desfrutam da derradeira experiência da moto desportiva.


Maior potência e torque em toda a gama de baixa a média velocidade. A conformidade mundial das emissões (incluindo Euro 5) é alcançada sem sacrificar a velocidade máxima.


Um novo estilo aerodinâmico foi optimizado através do desenvolvimento extensivo no túnel de vento que é muito diferente de outras motos, mas facilmente reconhecível como ums Hayabusa aerodinâmica.


Um novo painel LCD TFT é integrado com uma nova versão do popular conjunto de instrumentos analógicos da Hayabusa.


A nova iluminação LED completa inclui um projector e farol multiplano, mais luzes de posição avançada e uma combinação de luzes traseiras que têm sinais de viragem integrados, de modo a que não haja saliência de caules da carroçaria.


O refinamento da suspensão e as novas rodas proporcionam uma maior sensação de estabilidade a altas velocidades, mais agilidade nas curvas e estradas sinuosas.


Os travões dianteiros apresentam as mais recentes pinças Brembo Stylema e discos de travão de maior diâmetro para uma melhor eficiência e tacto de travagem.


Os novos pneus Bridgestone Battlax Hypersport S22 foram desenvolvidos exclusivamente para a nova Hayabusa.


Os pilotos podem escolher entre três belas opções de cor - Glass Sparkle Black & Candy Burnt Gold, Metallic Matte Sword Silver & Candy Daring Red, ou Pearl Brilliant White & Metallic Matte Stellar Blue esquemas de pintura. Cada esquema apresenta símbolos Hayabusa Kanji restyled e logotipos de nomes de modelos. O tanque tem capacidade de 20L de combustível o que permite longas viagens ou grande acelerações sem ter de abastecer regularmente.




É realmente uma boa surpresa esta que a Suzuki nos trouxe nesta manhã fria de inverno e que nos deixa a fervilhar para a experimentar. Uma verdadeira obra de arte que trás do passado as emoções apaixonantes das duas rodas. O simbolismo da Hayabusa no motociclismo é uma chama que nos aquece o coração mesmo aos que não se identificam com desportivas. É impossível passar despercebida! Estará disponível apenas mais para o final do ano e o preço estíma-se que ascenda aos 18.500$ de base, no entanto ao nosso mercado é praticamente garantido que seja acima do 20.000€.







Posts recentes

Ver tudo