• João Augusto

World SuperBike 2021 - atualização do regulamento

A Comissão do WSBK acaba de anunciar uma série de mudanças e medidas que entrarão em vigor para a temporada de 2021, entre elas a Long Lap Penalty como já conhecemos no MotoGP.


Aqui um exemplo de uma Long Lap Penalty no MotoGP.



A meados de dezembro de 2020 a Comissão do WSBK reuniu-se e tomou várias decisões em relação à próxima temporada 2021 das diferentes categorias do WSBK.


Penalidade de volta longa


O primeiro é a introdução da Long Lap Penalty, que provou a sua eficácia no MotoGP e será adicionada à gama de penalidades disponíveis. Porém, isso vai depender dos circuitos, pois esta medida não é aplicável a todos eles. O responsável de segurança da FIM (International Motorcycling Federation) decidirá em qual circuito a volta longa será aplicável.


Teste privado


As restrições de teste também foram revistas com o objetivo principal de esclarecer que tipo de motociclo é permitido para os treinos. O objetivo é evitar treinar com máquinas preparadas para a corrida.


Bandeiras amarelas


Durante as sessões de treinos, quando uma bandeira amarela é hasteada após uma queda, os pilotos são obrigados a reduzir a velocidade. A partir daí, todos os que passarem em uma zona sob bandeira amarela terão sua volta cronológica cancelada, a fim de incentivá-los a desacelerar.


WSS300


Deixam de existir dois grupos, com a criação de um só grupo para as qualificações. Assim permitirá uma maior equidade.


Painéis de sinalização


Os painéis iluminados de sinalização serão obrigatórios na WSBK e EWC a partir de 2023, mas também no MotoGP a partir de 2022. No entanto, como é impossível ter dois ecrãs em simultâneo com painéis de sinalização como com as duas bandeiras combinadas, a solução encontrada por exemplo, será a exibição de "gotas de chuva" ou "mudança de aderência".


Que acham deste novo regulamento para a temporada do World SuperBike em 2021???


source: www.worldsbk.com

imagem: www.paddock-gp.com

Posts recentes

Ver tudo